Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Três anos de Família Acolhedora

Em 24 de outubro de 2019, foi assinado o Termo de Colaboração, entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (FASC) e o Abrigo João Paulo II, para a implementação do Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora em Porto Alegre.

Notícias

25.10.2022 11:27:50 | 2 minutos de leitura

Três anos de Família Acolhedora

Desde seu início até hoje foram diversos os desafios, dentre eles a Pandemia da Covid-19. A Coordenadora Suzana Pellegrini destaca: "O primeiro acolhimento foi em março de 2020 e logo depois veio o decreto de isolamento social. Então, isso marcou muito esse processo inicial do Família Acolhedora. A pandemia afetou muito, principalmente, na divulgação, o que prejudicou na captação de famílias”. Mesmo com todo esse cenário, o serviço seguiu trabalhando em busca de novas famílias, e neste mesmo ano, conseguiu realizar o acolhimento de nove crianças.

Em três anos, o serviço já acolheu mais de 27 crianças e adolescentes. Atualmente, contamos com 11 famílias vinculadas e oito crianças em acolhimento. A Família Acolhedora Marli e João Miguel já está em seu segundo acolhimento, e afirma que “Ser família acolhedora é uma oportunidade de praticar a fraternidade, estendendo os laços afetivos para a criança acolhida(...). É praticar o amor sem apego, deixando ela seguir seu caminho, levando um pouco de nós e deixando a marca de sua passagem na família”.

No dia 20, em comemoração, no auditório da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Prefeitura de Porto Alegre promoveu o Encontro Municipal do Serviço de Acolhimento Familiar. O evento foi realizado por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) em parceria com o Abrigo João Paulo II, Juizado da Infância e Juventude e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

O encontro abordou temas como política de assistência social e a experiência do serviço em Porto Alegre. Estiveram presentes o presidente da Fasc, André Coronel; a primeira-dama Valéria Leopoldino; o diretor do Abrigo João Paulo II, Pe. Claudio Bianchet; a Promotora de Justiça, Dra. Cinara Braga; o Juiz de Direito do 1º Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, Daniel Englert Barbosa; e o representante da OAB-RS, Francisco Thomaz Telles, vice-presidente da comissão dos direitos da pessoa com deficiência e membro da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto. Assim como, a coordenação e equipe técnica do serviço de acolhimento, do Abrigo João Paulo II.
 
Agradecemos a todos que estiveram juntos nessa grande construção de um futuro melhor para aqueles que mais precisam.
 “Protegendo o hoje e garantindo um novo amanhã”.

Quer compartilhar seu amor e saber mais sobre o Serviço? Clique aqui 

  • Carolina contando sua experiência como Família Acolhedora
  • Encontro Municipal do Serviço de Acolhimento Familiar
  • Depoimento Família Acolhedora
  • Depoimento Família Acolhedora
  • Depoimento Família Acolhedora
  • Depoimento Família Acolhedora
  • Depoimento Família Acolhedora
Mais em Notícias
 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma