O Família Acolhedora é uma forma de oferecer um espaço de proteção temporário para crianças e adolescentes que estão afastados de suas famílias, por medida judicial. E a Capacitação é uma das etapas no processo de seleção dos interessados em serem Famílias Acolhedoras.
A Capacitação acontece em pelo menos dois dias, de forma presencial, na Sede administrativa do Abrigo João Paulo II. Os principais temas abordados neste evento são o marco legal da criança e do adolescente no Brasil, a política de assistência social (SUAS), a importância do apego para o desenvolvimento infantil, diferentes configurações familiares, o funcionamento do Serviço. O objetivo principal é oferecer um momento de aprendizado e trocas entre a equipe do Serviço e os pretendentes. Além disso, também é fundamental trazer informações de qualidade para prepará-los da melhor forma para receberem as crianças ou adolescentes em suas casas, com noção da responsabilidade e da alegria de ser Família Acolhedora. No último encontro tivemos a participação especial de João Paulo Borges da Silveira, Assistente Social do Juizado da Infância e da Juventude referência do SFA.
Além da Capacitação, no processo da seleção de Famílias Acolhedoras, também é realizado, no primeiro momento, uma reunião informativa online, para que os interessados possam tirar dúvidas em relação ao serviço e saber mais informações. A segunda etapa é a entrega de documentos e formulário de cadastro, seguido da entrevista individual e visita domiciliar. Após esses passos as Famílias são convocadas para a Capacitação.
Você sabia que ao se tornar Família Acolhedora exercerá um papel temporário na vida das crianças e estará contribuindo para o seu pleno desenvolvimento?
Abrace essa causa, compartilhe seu amor e seja uma Família Acolhedora!
Clique
aqui faça seu cadastro