Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
Seja Voluntário
As pessoas físicas ou jurídicas podem ajudar a instituição com a doação de algumas horas de suas vidas, como voluntários, para a arrecadação de alimentos ações, reforço escolar dos acolhidos e residentes, apoio para organização e execução de eventos romovidos pela instituição, apoio profissional e entre outros.
 
AÇÕES VOLUNTÁRIAS NA INSTITUIÇÃO:

- Acompanhamento para reforço escolar: Com permanência de março à dezembro, período escolar. A atividade consiste em revisar o conteúdo que os acolhidos aprenderam na escola, em incentivar a leitura e os cálculos matemáticos, dar o exemplo de organização, de cuidado com os materiais escolares, contar histórias, fazer algumas brincadeiras entre outras atividades. O voluntariado ocorre uma vez por semana, durante 2h, sempre de comum acordo com os pais sociais e equipe técnica. 
OBS.: Dedicação exclusiva em uma unidade, podendo ajudar nas festas ou em outras ações.

- Divulgação da instituição e arrecadação de alimentos: É realizada uma vez por mês a divulgação da instituição e a solicitação de doações de alimentos não perecíveis, em parceria com o Banco de Alimentos. O período de apoio dos voluntários é em dois grupos, sendo um grupo no horário das 9h às 13h e o outro no turno das 13h às 17h.
Todo alimento arrecadado é contabilizado e distribuído nas unidades para os acolhidos da instituição.

- Festas e eventos: são realizados, anualmente, a Festa Junina e a Festa de Natal em que os voluntários auxiliam na organização, nos brinquedos, brincadeiras, distribuição de alimentos, decoração e entre outros. Assim como: bazares, brechós, jantares os quais são realizados pela instituição.

- Reparo em brinquedos: muitas vezes recebemos doações de brinquedos usados que necessitam de higienização, vestimenta e pequenos reparos. Sendo entregues para os acolhidos no Dia da Criança ou no Natal.

- Profissionais: profissionais como dentistas, psicólogos, psiquiatras, dermatologistas, oftalmologistas, jornalistas, etc. Pessoas que possam auxiliar a instituição e atender os acolhidos sem custo com periodicidade semanal, quinzenal, mensal ou semestral. O apoio voluntário pode ser por meio da disponibilidade de um horário em consultório ou atendimentos na sede da instituição.

- Administrativo: O voluntário irá realizar a organização de documentos em pastas e arquivos e, também, redigir textos, realizar cadastros e controles administrativos, receber e contabilizar as doações.

Alguns requisitos para ser voluntário:
Pessoas Físicas:
1- Ser maior de 18 anos;
2- Estar ciente e comprometido com as questões do acolhimento institucional de crianças e adolescentes;
3- Realizar a capacitação em uma das instituições parceiras;
4- Agendar uma visita na sede do Abrigo e escolher qual tipo de voluntariado deseja assumir e para concretizar a relação de voluntário deverá assinar o termo de voluntariado.
5- O voluntariado é de no mínimo uma ano ( fevereiro até dezembro).

Pessoas Jurídicas:
1- Agendar uma visita e propor uma linha de trabalho voluntária;
2- Definir quais funcionários irão participar:
3- Cada pessoa deverá assinar o termo de voluntariado;
4- A empresa assinará um contrato de parceria e voluntariado com duração de pelo menos um ano.

Contamos com o apoio destas instituições parceiras para a captação, seleção e qualificação do voluntariado:

AVESOL - PUCRS
http://www.avesol.org.br
Rua Almirante Barroso, n°665
Bairro Floresta - Porto Alegre - RS - Brasil
Telefone: (51) 3221 2318
avesol@avesol.org.br

Parceiros Voluntários
http://www.parceirosvoluntarios.org.br
Largo Visconde do Cairu, 17 / Prédio da Federasul
8º andar - CentroPorto Alegre-RS
Telefone: (51) 2101 9750
falapv@parceirosvoluntarios.org.br

SESC - Comunidade
https://www.sescrs.com.br/acaosocial/voluntariado
Sesc Comunidade - Rua Dr. João Inácio, 247 Navegantes, Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 3224 1764
vselau@sesc-rs.com.br



 
 

Voltar
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma