Loading color scheme

Encontro debate a Autoestima de crianças e adolescentes

Notícias
Nos dias 09 e 11 de setembro, no salão de eventos da FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências, em Porto Alegre, o Abrigo João Paulo II promoveu o encontro de formação continuada para todos os colaboradores da instituição. O tema foi "Práticas Educativas a fim de auxiliar na autoestima da Criança e do Adolescente", ministrado pela Psicóloga Valéria de Araújo Rocha e com a participação da Psicóloga Andréa Kotzian Pereira.
Valéria iniciou o evento, questionando o que cada participante entendia como Autoestima. Após algumas sugestões, ela apresentou o real sentido da palavra: "uma avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz de si mesma em algum grau a partir de emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer outro tipo de conhecimento de si próprio". Com base neste questionamento, foi aprofundando a temática e comentando as caracter ísticas da baixa Autoestima. Sendo elas: "pessimismo constante, frustração e medo de errar, retração, agressividade, isolamento, sentimento de incapacidade –hesita em enfrentar desafios, autocrítica elevada e não se achar digno de receber amor".
 
As psicólogas Valéria e Andréia sugeriram algumas alternativas para reforçar a autoestima em crianças e adolescentes. Disseram "o adulto deve ser o exemplo - imitação/identificação, deve reconhecer atitudes e ações no momento adequado - esforço e não só resultado, delegar responsabilidades de acordo com a idade/capacidade, deixar fazer sozinho/ser o apoio –possibilita aprender com o erro não gerando sentimento de incapacidade - “Eu pensei assim... O que você acha?" - e possibilitar que conheça os seus limites/expectativas do outro”
 
Durante o encontro, foram apresentados dois vídeos para análise e debate. Um deles foi "O Pequeno Sapo - Auto confiança e a influência dos outros" e o outro "Quack - Curta de Animação". Ambos os vídeos mostram várias influências e reações diferentes conforme a autoestima ou característica de cada personagem.
 
Para encerrar o evento, elas apresentaram o vídeo "NINHO APRESENTA: O AMOR QUE DEIXA SER, uma homenagem para o Dia das Mães", mostrando o papel importante de um adulto que proporcione o apoio emocional durante a vida das crianças e dos adolescentes incentivando e tornando-se presentes nos diversos momentos em que se sentirem sozinhos ou com medo de enfrentar certas situações.
 
Este sexto encontro foi realizado por meio da participação de um edital, de 2018, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do RS, por meio do Termo de Colaboração - FPE Nº 1957/2018 FECA- Fundo Estadual da Criança e do Adolescente promovido pelo CEDICA (Conselho Estadual Dos Direitos Da Criança e Do Adolescente do RS) com o propósito de captar recursos para proporcionar capacitações aos colaboradores durante doze meses, proporcionando um local adequado e a presença de profissionais específicos que abordarão temas voltados à área do acolhimento institucional.
 

O Abrigo João Paulo II agradece às Psicólogas Valéria de Araújo Rocha e Andréa Kotzian Pereira os momentos de reflexão, aprendizagem e trocas.