Loading color scheme

Sexualidade na infância e adolescência foi o tema da capacitação

Notícias
Nos dias 13 e 14 de agosto, o Abrigo João Paulo II promoveu o encontro de formação continuada para todos os colaboradores da instituição cujo tema foi "A Sexualidade Na Infância e Adolescência", mini strado pelas Psicólogas Valéria de Araújo Rocha e Andréa Kotzian Pereira, no salão de eventos da FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências, em Porto Alegre.
O encontro, no primeiro dia, iniciou com a técnica de brainstorming, onde os colaboradores expunham suas ideias a respeito da sexualidade. Muitas palavras surgiram como por exemplo: tabu, descoberta, experiência, desejo, desinformação, medo, insegurança, responsabilidade, entre outras. Logo após, a psicóloga passou a definição de sexualidade segundo a Organização Mundial da Saúde.
 
Reiterou que, por gerar tanta insegurança, gera tanto medo. Elucidou a diferença entre sexo e identidade, onde sexo, existe o masculino e o feminino e a identidade pode ser diferente. Trouxe também, o desenvolvimento da criança nas três fases: oral (do nascimento até o primeiro ano - sensação oral - ligada à amamentação e onde o bebê descobre o mundo pela boca), anal (dos 1 aos 3 anos - noções básicas do corpo, explora o controle dos esfíncteres, testa os pais) e a fálica (dos 3 aos 6 anos - descobre o órgão genital e o prazer que pode vir a sentir e repetir.)
 
Em um segundo momento, as Psicólogas Valéria e Andréa aprofundaram o debate sobre a puberdade e a importância de criar espaços para que as crianças e adolescentes sejam escutados, acolhidos e orientados, promovendo diálogos abertos, francos e questionadores. Desmistificando essa temática e trazendo para a naturalidade do ser humano.
 
No dia 13 foi realizada uma homenagem, pela equipe de Pastoral, com a presença de alguns acolhidos da casa -lar Nossa Senhora de Nazaré, de Viamão que cantaram a música “Trevo de Quatro Folhas” para todos os colaboradores que são pais ou exercem a função de pai social ou educador.
 
Este é o quinto encontro realizado por meio da participação de um edital, de 2018, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do RS, por meio do Termo de Colaboração - FPE Nº 1957/2018 FECA- Fundo Estadual da Criança e do Adolescente promovido pelo CEDICA (Conselho Estadual Dos Direitos Da Criança e Do Adolescente do RS) com o propósito de captar recursos para proporcionar capacitações aos colaboradores durante doze meses, proporcionando um local adequado e a presença de profissionais específicos que abordarão temas voltados à área do acolhimento institucional.
 
O Abrigo João Paulo II agradece às Psicólogas Valéria de Araújo Rocha e Andréa Kotzian Pereira os momentos de reflexão, aprendizagem e trocas.