Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Curso de universidade italiana vai refletir sobre teologia espiritual da sinodalidade

As aulas em italiano são abertas a todos os alunos da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e também a outros interessados ​​que poderão fazer a inscrição on-line de 1 a 28 de setembro no site da instituição. O curso vai começar no primeiro semestre do novo ano letivo na Itália, ou seja, de outubro a janeiro, sempre às sextas-feiras, das 10h30 às 12h15.

Notícias

29.07.2022 | 2 minutos de leitura

Curso de universidade italiana vai refletir sobre teologia espiritual da sinodalidade

Vatican News

Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, vai oferecer aos alunos do próximo ano letivo (2022-2023) a oportunidade de refletir e acompanhar o Sínodo sobre a Sinodalidade, por meio de um novo curso intitulado “A Teologia Espiritual da Sinodalidade”.

Segundo o professor Adelson Araújo dos Santos, as aulas pretendem aprofundar, no contexto da Teologia Espiritual, o momento histórico vivido pela Igreja no pontificado do Papa Francisco. Uma Igreja chamada a refletir sobre a sinodalidade, a partir do Sínodo intitulado “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.” Em particular, vai procurar conhecer os fundamentos espirituais deste “caminhar juntos”, seguindo os passos que o Espírito Santo convida a dar neste processo sinodal.

As três partes do curso

Durante o desenvolvimento do curso, os alunos serão convidados a vivenciar metodologicamente três momentos distintos. No primeiro momento, se verá a contextualização histórico-teológica do tema, ou seja, os fundamentos bíblicos e os principais documentos doutrinários e eclesiais sobre a sinodalidade, bem como como a evolução do tema desde o Concílio Vaticano II até os dias atuais.

A segunda parte do curso vai abordar os aspectos pneumatológicos da sinodalidade para se conhecer as fases espirituais do processo sinodal, com destaque para o papel do Espírito Santo e a importância do discernimento espiritual no caminho sinodal. No terceiro e último momento, os alunos terão que refletir sobre as perspectivas da relação entre espiritualidade e sinodalidade na Igreja atual.

Desta forma, os participantes do curso poderão aprender mais sobre o processo histórico e espiritual no qual o tema da sinodalidade emerge hoje, refletindo teologicamente e procurando destacar novos horizontes que a sinodalidade traz para a espiritualidade cristã de hoje.

Aulas abertas para todos interessados

O curso em italiano vai começar no primeiro semestre do novo ano letivo na Itália, ou seja, de outubro a janeiro, sempre às sextas-feiras das 10h30 às 12h15. As aulas são aberta a todos os alunos da Gregoriana e também a outros interessados ​​que poderão fazer a inscrição on-line de 1 a 28 de setembro no site da universidade. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: spiritualita@unigre.it.

 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma