Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e Fechar
 
 

Costa Rica: "Semana Nacional das Famílias" em comunhão com o Encontro Mundial

O Santo Padre Francisco solicitou que o Encontro fosse realizado em cada província ou diocese eclesiástica, de forma inédita e multicêntrica, a fim de envolver o maior número possível de famílias no mundo inteiro. "Assim sendo, em cada país haverá um centro de encontro local para famílias e comunidades, permitindo que todos se sintam como protagonistas deste importante evento eclesial", lê-se na mensagem dos bispos. O X Encontro Mundial das Famílias será celebrado em Roma de 22 a 26 de junho

Notícias

07.06.2022 | 2 minutos de leitura

Costa Rica:

A Conferência Episcopal da Costa Rica, em coordenação com a Comissão Nacional da Pastoral da Família, convocou a celebração da "Semana Nacional das Famílias", a ser realizada de 19 a 26 deste mês de junho. As atividades nacionais, diocesanas e paroquiais serão propostas para esta semana, seguindo as diretrizes do Dicastério para os Leigos, a Família e Vida.

Como recordam os bispos em sua mensagem enviada a sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos de toda a Província Eclesiástica da Costa Rica, o X Encontro Mundial das Famílias será celebrado em Roma de 22 a 26 de junho.

Envolver o maior número de famílias no mundo inteiro

"Devido às circunstâncias excepcionais causadas pela pandemia – continuam -, o Santo Padre Francisco solicitou que o Encontro fosse realizado em cada província ou diocese eclesiástica, de forma inédita e multicêntrica, a fim de envolver o maior número possível de famílias no mundo inteiro".

"Assim sendo, em cada país haverá um centro de encontro local para famílias e comunidades, permitindo que todos se sintam como protagonistas deste importante evento eclesial", lê-se na mensagem episcopal.

Laço estreito e forte entre Eucaristia, matrimônio e família

Após o apelo do Papa Francisco, os bispos elaboraram um programa para esta Semana Nacional, que será aberta em cada paróquia no domingo 19 de junho, solenidade do Corpo e Sangue do Senhor. Os sacerdotes são convidados a ilustrar o laço estreito e forte entre Eucaristia, matrimônio e família, e a rezar pelo bom êxito do Encontro mundial.

"Se possível, na Procissão de Corpus Christi, os altares que são tradicionalmente feitos no percurso sejam usados para rezar pelas diferentes situações que as famílias vivem hoje", exorta-se.

Missa e envio das famílias presidida pelo Bispo da diocese

Nos dias seguintes haverá 3 reuniões em nível nacional utilizando a plataforma Zoom, e 2 celebrações em presença nas paróquias (Terço dos Esposos, Hora de Adoração para as Famílias).

No sábado 25, cada diocese organizará uma atividade de agregação e de festa para envolver o maior número possível de famílias, como um passeio, um convívio, um concerto para as famílias, etc. Domingo, 26 de junho, haverá o encerramento da Semana, com a Missa e o envio das famílias presidida pelo Bispo de cada diocese e em sua Catedral.

(com Fides)

 
X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma