Conselhos

CONSELHOS

A Delegação Nossa Senhora Aparecida, busca sempre otimizar suas atividades, e a gestão compartilhada por meio de conselhos, e esta experiência está dando muito certo! Fomos premiados através da SINEPE/RS (Sindicato do Ensino Privado do Estado do Rio Grande do Sul) no ano de 2013  com "Prêmio Excelência em Responsabilidade Social". O reconhecimento foi concedido ao Instituto Pobres Servos da Divina Providência pelas relevantes ações em exercício da cidadania, que contribuem para o desenvolvimento da educação. O prêmio valoriza, anualmente, pessoas e instituições que se destacam no universo da atividade de Responsabilidade Social e identificam-se com o ensino privado.

O Conselho Deliberativo das organizações jurídicas mantidas pelos Pobres Servos da Divina Providência, corresponde aos mesmos membros do Conselho de Delegação. Os Conselhos Regionais, Operacionais, de Família e o Conselho Calabriano de Assessoria Paroquial, até o presente momento têm seus membros nomeados através de indicação das comunidades religiosas do local da atividade e pelos Conselhos Regionais. Os mesmos são aprovados pelo Conselho Deliberativo (Delegação). Conforme os Estatutos, os conselhos são nomeados a cada dois anos.

CONSELHO DELIBERATIVO

É o órgão superior de toda a estrutura administrativa da Delegação Nossa Senhora e de todas as atividades por ela desenvolvidas, independente da Razão Social que possui. Assim, o Conselho Deliberativo corresponde ao Conselho de Delegação, acrescido de alguns membros, pela disposição estatutária de cada Instituto, que exige um número maior de pessoas.

CONSELHO REGIONAL

É o órgão responsável pela representação e unificação das atividades desenvolvidas pelos Pobres Servos da Divina Providência - Delegação Nossa Senhora Aparecida em determinada região. Composto por religiosos e leigos, o Conselho Regional tem por competência, representar os interesses do Conselho Deliberativo perante as atividades desenvolvidas na região sob sua jurisdição. Representa os interesses comuns das atividades desenvolvidas perante as instituições públicas, privadas e da comunidade em geral. Objetivando desta forma, integrar as atividades: pastoral paroquial, educação, social e animação e orientação vocacional, como uma única missão Calabriana.

      A Delegação possui três conselhos regionais constituídos; isto é, Conselho Regional/Sul que abrange as atividades desenvolvidas no Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Regional/Maranhão, responsável pelas atividades desenvolvidas no Estado do Maranhão e o Conselho Regional/Pará responsável pelas atividades desenvolvidas no Estado do Pará. Os Conselhos Regionais, seguindo seu estatuto, são compostos por um Diretor Regional, Vice-Diretor Regional e Conselheiros Regionais.

CONSELHO OPERACIONAL

Os Conselhos Operacionais são os órgãos administrativos nomeados pelo Conselho Deliberativo (Conselho de Delegação), entre religiosos e leigos que atuam na atividade. Ele é responsável pela gestão da atividade pela qual foi nomeado. Isto é, o Conselho Operacional é responsável por operacionalizar todos os processos administrativos necessários, para que a atividade seja efetiva. Estes conselhos estão presentes e operando em todas as atividades sociais, educacionais e de saúde, desenvolvidas pela Delegação Nossa Senhora Aparecida - PSDP.

CONSELHO DE FAMÍLIA

São órgãos compostos por leigos e religiosos comprometidos com a atividade de animação vocacional. São nomeados pelo Conselho Deliberativo (Conselho de Delegação) para gerir as atividades de formação - Seminários e Centros de Animação Vocacionais - COVs.