Institucional

sao_joao_calabria
São João Calábria, Rogai por nós

A Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência tem como príncípio, uma união concreta e direta com o Casante da Obra (conhecido como Superior Geral). Assim quis São João Calábria, nosso fundador e assim é até hoje. Para nos manter-mos em plena comunhão com ele, somos divididos por Delegações e não por Províncias, como é costume nas maiorias das Congregações. As Delegações possuem um Delegado do Casante e um Conselho de Delegação, mas, não são autonômas e em sua direção não precisa necessariamente ser um padre, podendo assim, ser um irmão.

 O Órgão máximo numa Delegação é a Assembleia Geral de Delegação (AGD), onde todos os religiosos pertencentes naquela região eclesiástica estão presentes. A AGD, gera um documento final, após o seu trabalho que é chamado de Plano Global de Ações (PGA) e no ano de 2015, ultima AGD da Delegação Nossa Senhora Aparecida, deliberou os princípios norteadores para o triênio 2015-2017, conforme abaixo.

 

 "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça" (Jo 15,16). 

 

O Plano Global de Ação é fruto da nossa Assembleia e da vida das comunidades e atividades da Delegação. Não significa que vamos nos deter no papel impresso para viver a missão que Deus confiou a nós neste triênio, isso poderia nos limitar em muito. O IV Plano Global de Ação  tem como meta de seguirmos em frente, animados e fortalecidos, com a proteção do Senhor. Ele serve para nos orientar, guiar, estimular, motivar para caminharmos de forma mais organizada, para irmos além, enfrentando os desafios atuais. Para tanto, precisamos ser criativos na missão, para inovar e crescer como família calabriana. 

Alguns acontecimentos importantes no Triênio de 2018 - 2020:
 
Ano Vocacional Calabriano - para sermos uma Delegação toda vocacional. Convocamos todos e todas para construirmos uma cultura vocacional. A animação vocacional significa também uma atenção especial para a formação inicial e permanente da Delegação. "Valorizem e amem muito a própria vocação" Calábria.
 
Ano Vocacional do Brasil - o Ano Vocacional do Brasil será celebrado em 2019. "Cada comunidade uma nova vocação" e "Vocações existem, elas só precisam ser despertadas", afirma bispo da Pastoral Vocacional, dom José Roberto Fortes Palau. 
 
Projeto Formativo Geral - o desafio de construirmos o Projeto Formativo Geral, um instrumento prático que possa ajudar cada Delegação a preparar um Iter Formativo adequado às exigências da mesma Delegação.  
 
Ano do Laicato - A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018, o "Ano do Laicato". O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: "Cristãos leigos e leigas, sujeitos na 'Igreja em saída', a serviço do Reino? e o lema: "Sal da Terra e Luz do Mundo", Mt 5,13-14. É preciso proporcionar espaços de participação e o protagonismo dos leigos e leigas ligados à nossa espiritualidade e atividades.
 
XII Capítulo Geral em 2020 - O Capítulo Geral é um momento marcado pela busca de maior unidade congregacional, pelo estudo, oração, reflexão, celebração e vivência do carisma.  O tempo que antecede ao Capítulo temos a preparação do Capítulo Geral, evento magno da Congregação.  Será refletida e avaliada a inserção da Congregação no contexto eclesial, social e cultural, no hoje da história. Possibilita a releitura e atualização do Carisma, a tomada de decisões necessárias à concretização de missão, na fidelidade ao Reino de Deus, bem como a eleição do Casante e dos conselheiros gerais da Congregação.
 
 

VISÃO

 
Queremos ser uma delegação de discípulos irmãos missionários, testemunhas da alegria do evangelho; buscando resgatar a beleza do carisma calabriano mediante a vida fraterna, o espírito de família e o amor aos pobres avivando a Paternidade de Deus que tudo provê para o nosso maior bem.
 

VALORES

 
Espiritualidade
Diálogo
Solidariedade
Acolhida
Participação
Alegria
Entusiasmo
Criatividade
 

HORIZONTE

Seguir a Jesus Cristo em comunhão fraterna, amando e valorizando a própria vocação, como profetas e testemunhas vivas de fé e confiança na Providência divina, a serviço das periferias existências.
 

PRIORIDADES

Cultura Vocacional e juventudes
Vida fraterna
Evangelização com o protagonismo dos leigos
 

COMPROMISSO 

Estarmos mais próximos como irmãos, promovendo o diálogo e a vida fraterna.
 

DESAFIO

Continuar nosso caminho como Pobres Servos da Divina Providência no Brasil, adaptando-se à modalidade de organização como Delegação, aproveitando os passos que já foram dados e avançando numa dinâmica participativa.